quarta-feira, 4 de julho de 2018



No post passado falamos sobre a importância de nos mantermos inspiradas para que nosso trabalho seja sempre o melhor da gente. E não é que bateu uma inspiração por aqui?

Confira as melhores dicas sobre "Como viver de artesanato"

Resolvemos compartilhar com vocês 10 dicas para manter-se inspirada e exercitar a criatividade.
Confira!

1- O EXERCÍCIO DE OBSERVAÇÃO:

   



Toda pessoa criativa é boa observadora. E importante alimentar a criatividade com o exercício da observação atenta. Observe tudo ao seu redor, os detalhes das construções de sua cidade, as pessoas em sua volta – o jeito de andar, o estilo, as cores que escolhem combinar, o jeito de falar... – repare as vitrines, a flores e as frutas da estação.
Pode ser que um insight criativo aconteça!

2 - O HÁBITO DE ANALISAR

A gente adora dar uma voltinha pra espairecer, não é mesmo? Nessas ocasiões, experimente analisar as características das coisas que você observa. Coloque seu senso crítico em prática e depois, pense do que faria de diferente. Em como poderia melhorar ou aprimorar determinada coisa que lhe chame atenção. Essa é uma boa pedida para melhorar e deixar ainda mais criativo seus trabalhos de artesanato.

3 - OUVIR MÚSICA


Tá certo que existem aquelas pessoas que adoram trabalhar ouvindo música e aquelas que preferem o silêncio. Mas, de qualquer forma, ouvir música pode ser um bom caminho para ter um insight criativo. Perceba como a música mexe com suas emoções, o que é que está escrito nas entrelinhas de uma música que você adora. As vezes uma música que você já ouviu várias vezes pode te surpreender ao ser analisada mais de perto.

4 - ASSISTA FILMES
Filmes são ótimas ferramentas para inspiração. São carregados de informações que podem te ajudar num insight criativo. Um filme de época pode te ajudar num trabalho que tenha uma pegada mais retrô, por exemplo. Uma animação, em trabalhos com cores mais alegres ou motivos que remetem à infância. Um romance, pode aquecer seu coração para um trabalho mais apaixonado.

Há uma infinidade de elementos presentes nos filmes que podem enriquecer seu repertório.
Quem sabe até fazer uma coleção de determinado trabalho inspirado em um filme ou diretor de cinema?!

5 - DORMIR BEM



Uma mente criativa precisa descansar!
Por mais que os estímulos para a criatividade nos façam querer pesquisar só mais um pouquinho, é importante manter uma rotina de sono saudável. Evitando criar o habito de passar noites em claro trabalhando, por mais que o trabalho seja prazeroso.
Não force a barra! Aproveite para sonhar.
E ao acordar de uma noite revigorante, tente lembrar de seus sonhos. Uma boa dica é manter um caderninho de sonhos no criado perto da cama e anotar tudinho ao acordar. Esse é um bom exercício para estimular a memória e aproveitar as ideias criativas do mundo onírico.

6 - LER E ESCREVER



A leitura de histórias envolventes estimulam nosso cérebro a criar os cenários, as falas, as situações. Isso é criatividade pura!
Tente manter o objetivo de ler ao menos um bom livro por mês.

A escrita é uma excelente forma de treinar a sua forma de expressar. Que tal iniciar um diário, um livro de crônicas ou poemas?

7 - ÓCIO DO OFÍCIO

Ninguém é ativo o tempo topo. Às vezes é necessário atender ao nosso desejo de ficar sem fazer nada. Quando isso acontecer, saiba tirar proveito dessa situação.

Navegue aleatoriamente na internet, rabisque uma folha de papel enquanto ouve suas músicas favoritas, converse com um amigo, procure desenho nas nuvens...

Mas mesmo no ócio, esteja atento aos insights criativos! Eles hão de vir!

8 - ORGANIZAÇÃO
Mantenha seu espaço de trabalho de modo a otimizar seu tempo, evitando perder tempo procurando coisas importantes. Tenha sempre à seu alcance folhas de rascunho e caneta.

Evite distrações mantendo em sua mesa algo que ocupe espaço mas não tenha utilidade.

O mesmo vale para os documentos em seu computador. Organize seus arquivos por pastas, divida seu HD, limpe arquivos desnecessários, deixe sua área de trabalho o mais organizada possível.

9 - O HÁBITO DE DESAFIAR-SE

É muito fácil estagnar na zona de conforto. Procure aprender novas técnicas para aprimorar suas habilidades. Comece com pequenos desafios e aumente a dificuldade à medida que consegue completa-los.


10 - AME O QUE FAZ






Trabalhar com criatividade é recompensador e gratificante. Ver um projeto que surgiu em sua mente ganhar forma e ser finalizado é um privilégio de poucos.
Valorize seu trabalho!
Fazer tudo com amor também é um ótimo exercício para deixar a criatividade fluir!

Conte para gente o que você gosta de fazer para se manter inspirado. Deixe seu comentário e vamos trocando ideias!

0 comentários:

Postar um comentário

Rota do Quilt . Tecnologia do Blogger.