terça-feira, 12 de junho de 2018





Se você está lendo o blog da Rota do Quilt, certamente já passou por sua cabeça "como viver de artesanato?”

Temos boas notícias para você! A equipe da Rota do Quilt preparou 5 DICAS PARA VIVER DE ARTESANATO e ter sucesso em seu negócio.

 VIVER DE ARTESANATO

Para obter sucesso vivendo do artesanato que você faz a primeira mudança está em nós mesmos.

É preciso mudar a forma em que vemos o artesanato. Sabemos que o mercado está cheio de gente que domina muito bem excelentes técnicas artesanais, mas percebemos um déficit na motivação quando o assunto é transformar seu artesanato em negócio. Precisamos, algumas vezes, abrir a cabeça e entender que um trabalho sem CLT também é digno e, assim sendo, daremos mais valor ao que tanto gostamos de fazer.

APRENDER A EMPREENDER



A palavra do momento é “EUPREENDEDORISMO” , isso quer dizer que as pessoas estão cada vez mais exigentes por fazer do trabalho uma atividade rentável, mas também prazerosa.

A boa notícia para quem quem quer começar um negócio de artesanato é que as pessoas estão ficando “enjoadas” dos industrializados. Logo, os produtos personalizados, feito à mão, artesanal ganham destaque na demanda comercial.

Confira agora as #DicasDaRota para que você consiga sucesso na venda de seus artesanatos:

1-  DEFINA O NICHO DE MERCADO

A internet se transformou numa ferramenta importante para vendas de produtos artesanais. Com uma demanda mais personalizada fica mais fácil e prazeroso alcançar todas as pessoas interessadas no seu estilo de trabalho e ter um negócio rentável.  Um bom exemplo que podemos citar são as vendas on-line especializadas em cadernos artesanais, bonecas de tecido e enxoval para bebê.

Mas não se assuste! Ter uma loja virtual para vender seus produtos artesanais não é um bicho de 7 cabeças. Basta uma rápida pesquisa no Google e alí aparecerão muitas plataformas onde em pouco tempo você pode montar sua loja e vender seus produtos.

 


2 – CAPACITE-SE NA GESTÃO DE NEGÓCIOS


Depois de ter desenvolvido usa loja, estude como está o mercado. Dê uma boa olhada em marcas parceiras e concorrentes, defina seu preço. Pesquise custos fixos, custos variáveis e assim você terá uma visão de lucros.

Uma dica legal para se organizar melhor é o uso de ferramentas como Excel, Facebook Ads, Google Adwords.

O SEBRAE também oferece cursos rápidos e eficientes para a capacitação em empreendedorismo. Vale dar uma conferida por lá!

3 – CONFIE NA INTERNET



Se você é um “eupreendedor”, você dará conta de se virar muito bem assumindo a publicidade e o marketing de seu negócio.
Hoje, à baixos custos, você mesmo faz anúncios customizados para o público que você escolher. À partir de R$20,00 no Facebook, por exemplo, você já faz uma propaganda e tanto.

Mas atenção! Nem só de anúncios vive uma marca. Capriche na Fanpage (facebook) publicando conteúdos interessantes. Atraia a atenção de seu público.

4- FALE DO VALOR DE SEU TRABALHO PARA SEUS CLIENTES



Todo artesão dispõe de características que geralmente são pouco valorizadas: HABILIDADE E TEMPO.
É muito importante se posicionar como profissional, definir horário de trabalho, ter responsabilidade com seus clientes, respeitar os prazos estabelecidos...
Mas é muito importante que seus clientes também saibam de suas capacitações e do tempo que investe para oferecer cada produto. Valorize seu trabalho para que outras pessoas valorizem também!

5 – MANTENHA-SE INSPIRADA



Torne-se referencia no mercado. Ofereça cursos, encontros, venda apostilas com métodos criados por você, faça um canal no youtube! Você não precisa para sua produção. Faça tudo isso de maneira paralela.

Saiba que tudo é inspiração!
Para aprimorar a criatividade visite feiras, vá ao cinema, leia revistas e livros, aprecie as paisagens... O grande segredo é traduzir as informações do mundo e introduzi-las em seu trabalho deixando sua marca registrada em cada detalhe. O seu olhar é único!

Enxergue-se como empreendedor e mãos à obra!

0 comentários:

Postar um comentário

Rota do Quilt . Tecnologia do Blogger.