sexta-feira, 11 de maio de 2018







O site Mercado Livre é um dos principais canais para venda de artesanato na internet.
Apesar de ser conhecido, ainda pairam algumas dúvidas sobre como vender artesanato no Mercado Livre.
Nós da Rota do Quilt vamos te dar todas as dicas para vender seu artesanato na internet.
POR DENTRO DO MERCADO LIVRE

O site Mercado Livre foi criado na Argentina em 1999, e hoje é um dos principais sites de venda, possuindo mais de 95 milhões de usuários cadastrados e quase 20 anos de experiência.

Os sites de venda são conhecidos no mundo digital como marketplace, ambiente de varejo online onde os lojistas podem oferecer seus produtos em um único local. Neste contexto, o Mercado Livre é considerado o 10o site de comércio eletrônico no ranking de acessos, trazendo mais de mil buscas por segundo e 2,5 vendas realizadas neste mesmo período.


NÃO DÁ PARA FICAR DE FORA, NÉ? APRENDA A COMO VENDER SEU ARTESANATO NO MERCADO LIVRE COM AS #DICASDAROTA


FAZENDO CADASTRO NO MERCADO LIVRE


É importante que vocês saibam logo de cara: o cadastro no site Mercado Livre é gratuito, ele trabalha com comissão de vendas.
Para fazer seu cadastro basta acessar www.mercadolivre.com.br e clicar na opção “cadastre-se”. Depois é só preencher seus dados pessoais.

Atenção: um cadastro no Mercado Livre serve tanto para ser vendedor como comprador.

Após ter feito o cadastro, basta clicar em “quero vender”. Nesse ponto você ja pode começar a publicar seus produtos.







CADASTRANDO E DIVULGANDO SEU ARTESANATO NO MERCADO LIVRE


Depois de clicar em “quero vender” é hora de preencher os dados que aparecem na tela, de acordo com o tipo de produto. Escolha o que você quer anunciar. Escolha também um nome atraente para seu produto e depois o enquadre na categoria que achar mais coerente. Descreva em detalhes e coloque fotos chamativas de seu produto. Preencha o preço e a quantidade. Confirme o anuncio. Pronto! Você já está vendendo. 👍

Atenção: O Mercado Livre não cobra o cadastro, mas funciona a partir de valores de comissão de vendas. Esses valores variam de acordo com o tipo de anúncio que você deseja vincular. Os anúncios no Mercado Livre são:
Grátis – Se o produto for novo o anúncio grátis fica ativo por 60 dias. Se o produto for usado é ilimitado. Este anúncio está disponível para quem vende menos de 6 produtos mensais. É um plano ideal para aqueles que possuem poucos produtos e que ainda não realizam vendas com frequência. A principal vantagem deste anúncio é que não há cobrança de comissão de vendas.

ClássicoNesta modalidade seus anúncios possuem data ilimitada. Eles só sairão do ar em caso de esgotamento de estoque. Aqui a cobrança é de 10% por cada venda realizada.

Premium - Também permite anúncios com data ilimitada. Os anúncios só sairão do ar caso o estoque fique zerado. A comissão nesta modalidade é de 16% de cada venda. Neste tipo de anúncio você pode oferecer parcelamento sem juros para produtos mais caros.

É importante saber que você pode mudar de plano quantas vezes quiser.


  FORMAS DE PAGAMENTO

Ao se cadastrar no Mercado Livre você automaticamente se cadastra no Mercado Pago, serviço de pagamentos online do Mercado Livre. Isso significa que todos os pedidos feitos no Mercado Livre são processados pelo Mercado Pago.
Neste sistema você pode aceitar pagamentos via cartão de crédito, oferecendo até 12x sem juros em diversas bandeiras e à vista com boleto bancário.
É através do Mercado Pago que você receberá os pagamentos, podendo enviar os valores para sua conta bancária.

Atenção: O Mercado Pago oferece total segurança para quem vende e para quem compra. Os pagamentos são monitorados 24h por dia. O Mercado Pago se responsabiliza pela mediação cliente e vendedor, resolvendo qualquer problema.

SOBRE O ENVIO DE MERCADORIAS

Nada melhor do que o velho e bom correio. Ao cadastrar seu produto, na aba “Custo de envio ou entrega” você preenche os dados necessários podendo escolher, inclusive, a opção “frete grátis”. Todos os anúncios possuem uma calculadora de fretes e prazo de entrega e, após a compra ser processada no Mercado Pago, você pode imprimir a etiqueta de envio e postar sua encomenda.

Sim! As postagens são protegidas! O Mercado Livre utiliza uma ferramenta chamada “Mercado Envios” que protege as compras realizadas e confirma se o produto enviado foi recebido pelo comprador.

Atenção: Você também pode escolher a opção “retirar em mãos”, ideal para quem possui loja física ou escolher a opção “Transportadora”, para quem trabalha com sua própria forma de entrega.

TUDO PRONTO?
Agora que você está fera em vender seus produtos pelo Mercado Livre, deixe aqui um comentário falando sobre sua experiência e fique de olho nos próximos artigos!

Aquele Abraço!
Turma da Rota


0 comentários:

Postar um comentário

Rota do Quilt . Tecnologia do Blogger.